Turismo

Chefe da APA Costa dos Corais esclarece que mergulhos não serão proibidos

Chefe do Núcleo de Gestão Integrada esclareceu a situação

Por Maurício Silva 27/05/2020 16h04
Chefe da APA Costa dos Corais esclarece que mergulhos não serão proibidos
Mergulhos são um dos principais atrativos de Maragogi e APA Costa dos Corais - Foto: Maurício Albuquerque

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou ao 7Segundos nesta quarta-feira (27) que Instrução Normativa IN 03/2020 no dia 24 de abril de 2020 não proibirá os mergulhos conduzidos na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que abrange desde Rio Formoso-PE até Maceió e que é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil.

O esclarecimento foi feito pelo chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Costa dos Corais, Wenderson Viana Guilherme. Ele foi questionado se a nova instrução normativa proibiria os mergulhos nas piscinas naturais e ele esclareceu que as atividades permanecerão sendo realizadas no período pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Wenderson Viana Guilherme afirmou. “Não houve nenhuma proibição. O ICMBio segue as normativas de gestão, dentre as quais o plano de manejo, realizando a fiscalização de cunho ambiental”, informou.

De acordo com os trabalhadores do setor, os servidores do órgão ambiental da APA Costa dos Corais teriam interpretado que a nova IN barrava a atividade de mergulho conduzido dentro das piscinas naturais. Mas Wenderson Viana Guilherme esclareceu que não houve nenhuma proibição.

De acordo com o presidente da Associação dos Operadores de Mergulho da APA Costa dos Corais (AOMAPACC), Paulo Florido Filho, a possível proibição poderia levar a demissão de mais de 500 trabalhadores do setor na região do litoral Norte de Alagoas e litoral Sul de Pernambuco.