Comunidade

[Vídeo] Morador denuncia precariedade em estação de água de Colônia Leopoldina

Casal diz que ETA vai passar por reforma e prepara nova licitação

Por Maurício Silva 07/05/2020 11h11
[Vídeo] Morador denuncia precariedade em estação de água de Colônia Leopoldina
Morador denuncia precariedade em estação de água em Colônia Leopoldina - Foto: Reprodução

Atualizado às 15h32

Um morador decidiu denunciar ao 7Segundos a precariedade da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no município de Colônia Leopoldina. Imagens mostram os problemas estruturais do equipamento que é responsável por abastecer a cidade. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou em nota que pretende reformar a unidade e fará uma nova licitação.

O jovem José Aloísio Marquês Pinheiro Júnior “Júnior Nunes” denunciou que a Estação de Tratamento de Água, de Colônia Leopoldina, não passa por uma reforma há anos. Ele disse que a população da cidade implora para que seja feita uma reforma total na ETA. Júnior Nunes disse que o próximo passo é procurar o Ministério Público de Alagoas.

Júnior Nunes desabafou. “O problema é que ninguém nunca resolveu isso. Vou tomar as providências e tomar todas as medidas possíveis”, declarou. Ele disse também que os moradores também reclamam da qualidade do liquido que chega às residências.

A Companhia de Saneamento de Alagoas comunicou que água distribuída aos moradores do município está dentro dos padrões determinados pela portaria do Ministério da Saúde. A Casal informou também que o o processo de tratamento ocorre normalmente e não depende, necessariamente, da parte de alvenaria ou da pintura da unidade estar adequada ou não.

Confira a nota da Casal na íntegra:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que a água distribuída aos moradores de Colônia Leopoldina está dentro dos padrões determinados pela portaria do Ministério da Saúde. Em situações pontuais pós-chuvas, o nível de turbidez da água bruta do manancial aumenta, no entanto, a água somente é distribuída quando está livre de quaisquer agentes patológicos e após o tratamento físico-químico e bacteriológico. A respeito das imagens apresentadas no vídeo, vale salientar que, apesar das condições da estrutura de concreto da Estação de Tratamento de Água (ETA), o processo de tratamento ocorre normalmente e não depende, necessariamente, da parte de alvenaria ou da pintura da unidade estar adequada ou não. Mesmo assim, a Casal pretende reformar a unidade e já realizou, em março deste ano, uma licitação com essa finalidade, porém, não houve empresa vencedora. O projeto será ajustado para uma nova licitação em breve. A Companhia esclarece ainda que o referido vídeo foi feito por um intruso, que teve acesso à unidade sem nenhum tipo de permissão e com intenções duvidosas. O sujeito que teve acesso ao local poderia ter colocado em risco a segurança da unidade e a dele próprio, tendo em vista que, sem estar de posse dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para entrar em uma ETA, correu riscos de choque elétrico, afogamento ou contaminação com produtos químicos. A Casal ressalta ainda que não é permitida a entrada de pessoas desautorizadas em nenhuma de suas unidades operacionais e que, caso identifique qualquer intruso, levará a situação às autoridades policiais.

 

Maceió, 7 de abril de 2020

Confira o vídeo da estação:

A Casal enviou um vídeo mostrando o abastecimento da água na cidade, na rua 16 de julho. Confira aqui o vídeo: