Geral

Renan Filho diz que expectativa é entregar Hospital Regional do Norte até junho

Declaração foi dada durante visita ao Hospital Metropolitano

Por Maurício Silva 18/04/2020 11h11
Renan Filho diz que expectativa é entregar Hospital Regional do Norte até junho
Governador Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução

O governador Renan Filho disse que a expectativa é que o Hospital Regional do Norte, no município de Porto Calvo, seja entregue até o mês de junho desse ano. A declaração foi dada nesta sexta-feira (17) durante visita as obras do Hospital Metropolitano, localizado no bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió.

Durante a visita a nova unidade hospitalar da capital alagoana, Renan Filho, comentou sobre os outros hospitais. “Nós estamos antecipando todas as obras. A expectativa é de que, até o mês junho, a gente consiga entregar o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, e depois o Regional da Mata, em União dos Palmares”, revelou Renan Filho.

Renan Filho já havia anunciado no dia 8 de abril, durante visita ao Hospital de Campanha, no Ginásio do Sesi, que iria antecipar a inauguração do Hospital Regional do Norte também por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Hospital Regional do Norte contará com 123 leitos numa área construída de 11.320 m². O investimento feito pelo Governo do Estado é da ordem de R$ 30,7 milhões. A unidade de saúde fica localizada às margens das rodovias AL 105 e 460, no bairro Mangazala.

Capacidade

Os 113 leitos do Hospital Regional do Norte serão distribuídos entre maternidade, pediatria, cirurgia e clínica médica. Também serão destinados leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e enfermaria canguru, além de serviços de nefrologia. Quando estiver pronto, o equipamento vai gerar cerca de 700 empregos na área da saúde.

O Hospital terá capacidade para realizar, mensalmente, 7.763 consultas e 7.000 exames de diagnóstico complementar, atendendo uma população de mais de 166 mil habitantes dos nove municípios da Região Norte de Alagoas: São Luís do Quitunde, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras, Porto Calvo e Maragogi.

Hospital Metropolitano

O equipamento localizado no Tabuleiro do Martins está em fase final de construção e será entregue no dia 15 de maio de forma antecipada para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O Hospital Metropolitano contará com 160 leitos destinados, exclusivamente durante a pandemia, para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Desse total, 130 serão leitos clínicos (retaguarda) e 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).