Saúde

Governador anuncia antecipação da inauguração do Hospital Regional do Norte

Hospitais Metropolitano e de União dos Palmares também serão antecipados

Por Maurício Silva 09/04/2020 07h07
Governador anuncia antecipação da inauguração do Hospital Regional do Norte
Anúncio foi feito durante visita ao hospital de campanha do Ginásio do Sesi, que será aberto na próxima semana - Foto: Agência Alagoas

O governador Renan Filho anunciou que vai antecipar a inauguração do Hospital Regional do Norte, no município de Porto Calvo. Ele disse que também vai antecipar as inaugurações do Hospital Metropolitano, em Maceió, e do Hospital Regional de União dos Palmares, na zona da Mata de Alagoas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) durante visita a instalação do hospital de campanha, no Ginásio do Sesi, na capital alagoana.

Renan Filho disse durante a entrevista coletiva que as datas das antecipações das inaugurações do Hospital Regional do Norte e do Hospital Regional de União dos Palmares serão anunciadas na próxima semana. Já o Hospital Metropolitano será antecipado para o dia 15 de maio desse ano.

A antecipação das inaugurações dos três hospitais visa também para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. O Hospital da Mulher, em Maceió, inaugurado em setembro do ano passado pelo Governo do Estado, já foi transformado em centro de referência para o tratamento da Covid-19.

Renan Filho destacou que todo o Estado terá, em breve, 500 novos leitos de retaguarda (clínicos) e 270 de UTI para o tratamento da Covid-19. Para se ter uma ideia, trata-se do dobro de leitos de Unidade de Terapia Intensiva que existiam em Alagoas antes da pandemia. O Estado também contratou leitos nas redes privada e filantrópica para enfrentar o avanço do coronavírus.

O Hospital Regional do Norte contará com 123 leitos numa área construída de 11.320 m². O investimento feito pelo Governo do Estado é da ordem de R$ 30,7 milhões. A unidade de saúde fica localizada às margens das rodovias AL 105 e 460, no bairro Mangazala.

Capacidade

Os 123 leitos do Hospital Regional do Norte serão distribuídos entre maternidade, pediatria, cirurgia e clínica médica. Também serão destinados leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e enfermaria canguru, além de serviços de nefrologia. Quando estiver pronto, o equipamento vai gerar cerca de 700 empregos na área da saúde.

O Hospital terá capacidade para realizar, mensalmente, 7.763 consultas e 7.000 exames de diagnóstico complementar, atendendo uma população de mais de 166 mil habitantes dos nove municípios da Região Norte de Alagoas: São Luís do Quitunde, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras, Porto Calvo e Maragogi.