Geral

Coronavírus: ICMBio suspende visitação pública na APA Costa dos Corais

Suspenção vale por sete dias, mas pode ser prorrogada

Por Maurício Silva 17/03/2020 16h04
Coronavírus: ICMBio suspende visitação pública na APA Costa dos Corais
Coronavírus: ICMBio suspende visitação pública a APA Costa dos Corais - Foto: 7Segundos

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) determinou nesta terça-feira (17) a suspensão das visitas públicas a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais por sete dias. A medida tomada pelo órgão ambiental vale para todas as unidades de conservação federais por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade informou que o prazo pode ser prorrogado. A tomada pelo Ministério do Meio Ambiente medida atende as orientações do Ministério da Saúde e visa contribuir para a segurança da população neste momento em que é necessário evitar aglomerações.

O ICMBio comunicou no ofício circular aos prestadores de serviço que estão suspensas das atividades de visitação na APA Costa dos Corais, incluindo passeio às piscinas naturais, mergulhos, passeios de avistamento do peixe-boi e demais atividades turísticas no interior da Unidade de Conservação.

Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior unidade conservação do Nordeste e abrange desde a cidade de Tamandaré, em Pernambuco, até a cidade da Barra de Santo Antônio, no litoral Norte de Alagoas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi emitiu uma nota sobre o assunto informando que apenas os passeios de bugre estão mantidos na cidade litorânea. Confira a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi vem a público informar que foi emitido Ofício Circular SEI nº 1/2020-ICMBio Costa dos Corais, firmado pelo Sr. Wederson Viana Guilherme, Chefe da APA Costa dos Corais, informando acerca da paralisação das atividades de visitação em todos os municípios integrantes desta Unidade de Conservação até o dia 24 de março próximo.
Outrossim, apenas os passeios de bugre permanecerão operando normalmente, sendo que contamos com a compreensão de todos para que neste momento difícil que aflige a humanidade em todos os quadrantes do planeta, possamos fazer a nossa parte para que o mais rápido possível a situação se normalize e as atividades turísticas possam se desenvolver, gerando emprego e renda para a população maragogiense e demais municípios que integram a APA Costa dos Corais.

Maragogi, 17 de março de
 2020.

José Gabriel Mendes de Vasconcelos Ferreira
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos