Saúde

Prefeitura do Passo de Camaragibe emite comunicado sobre suspeita de coronavírus

Turista foi encaminhado para Maceió

Por Maurício Silva 16/03/2020 16h04
Prefeitura do Passo de Camaragibe emite comunicado sobre suspeita de coronavírus
Prefeitura do Passo de Camaragibe emite comunicado sobre suspeita de coronavírus - Foto: Assessoria

A Prefeitura do Passo de Camaragibe emitiu um comunicado nesta segunda-feira (16) sobre um turista que foi atendido hoje no Hospital Municipal. O homem apresentava febre e tosse seca. Rapidamente notícias que o paciente estava com o coronavírus (Covid-19) se espalhou pela cidade do litoral Norte de Alagoas. Mas o governo municipal informou que não há confirmação do vírus e garante que não há risco de contaminação.

O comunicado diz que o paciente é de Maceió e estava hospedado na cidade turística de São Miguel dos Milagres, município que faz limite com Passo de Camaragibe. O paciente relatou na unidade hospitalar que visitou o Estado de São Paulo há três semanas. A prefeitura informa ainda que o tempo entre a viagem do paciente ao Sudeste e o aparecimento dos sintomas é incompatível.

Mas a informação que o homem estava com o coronavírus se espalhou pela cidade litorânea. Muitos moradores ficaram apreensivos com a notícia. Mas a Secretaria Municipal de Saúde informou foi adotado o protocolo oficial indicado para suspeitas de infecção pelo vírus Covid-19. O homem foi rapidamente encaminhado para uma unidade de saúde em Maceió.

A Prefeitura do Passo de Camaragibe ressaltou no comunicado que não há risco de contaminação dos servidores da unidade de saúde e de suas instalações, bem como da população do passo a partir desse caso, que não tem confirmação para o referido vírus.

Confira na íntegra o comunicado da prefeitura:

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúdo do Passo de Camaragibe foi informada nesta segunda-feira (16) sobre o atendimento, em uma unidade do município, a um turista de Maceió que estava hospedado em São Miguel dos Milagres, apresentando febre e tosse seca. O paciente relatou uma visita ao Estado de São Paulo três semanas atrás e, por esse motivo, foi adotado o protocolo oficial indicado para suspeitas de infecção pelo vírus Covid-19, o coronavírus, mesmo que o tempo decorrido entre a viagem do paciente a São Paulo e o aparecimento dos sintomas fosse incompatível. A Secretaria esclarece que, a partir dos procedimentos adotados, não há risco de contaminação dos servidores da unidade de saúde e de suas instalações, bem como da população do passo a partir desse caso, que não tem confirmação para o referido vírus. O paciente em questão foi rapidamente transferido para uma unidade de saúde em Maceió. Dessa forma, a Prefeitura tranquiliza os moradores e solicita a compreensão de todos para que notícias falsas não sejam divulgadas de forma irresponsável, evitando assim uma reação desproporcional de pânico.

Passo de Camaragibe,

16 de março de 2020