Geral

Programa APAE Perto de Você é lançado em Maragogi

Lançamento ocorreu nesta sexta-feira no Hotel Praia Dourada

Por Maurício Silva 24/01/2020 17h05
Programa APAE Perto de Você é lançado em Maragogi
Programa Apae Perto de Você é lançado em Maragogi - Foto: 7Segundos

O programa APAE Perto de Você foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (24), no município de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. O lançamento ocorreu no Hotel Praia Dourada, no distrito Barra Grande e contou com as presenças do deputado estadual Léo Loureiro e do prefeito da cidade Fernando Sérgio Lira Neto.

O projeto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) busca conhecer a realidade da pessoa com deficiência assistida nas APAE′s do Estado de Alagoas. O programa conta com visitas domiciliares, reuniões com famílias e também com encontros com equipe multiprofissional. O lançamento contou também com a presença da presidente da APAE Maragogi, Tainá Donato; da primeira-dama de Maragogi, Márcia Fidélis, entre outras autoridades.

Léo Loureiro é também presidente da Federação das APAE′s do Estado e comentou sobre a escolha de Maragogi ser pioneira. “Alagoas têm sete APAE′s. Maragogi é uma das APAE′s mais novas, mas foi a que teve o maior crescimento nos últimos dois anos, na verdade foi criada em 2017 e hoje  já tem o tamanho de quase 500 crianças e jovens em atendimento”, contou.

O deputado também frisou a importância do apoio da gestão municipal. “A APAE em Maragogi só possível com a ajuda e os braços do prefeito Sérgio Lira. Em outras gestões nós batemos nas portas e elas nunca foram abertas. Logo quando o Sérgio Lira assumiu, ele me procurou e disse: ‘Léo eu preciso fazer um trabalho para a sociedade de Maragogi e para pessoa com deficiência, eu lhe dou todo apoio para você colocar a APAE’. Quando um prefeito abre as portas, sem pedir nada em troca para que a gente possa fazer um trabalho, esse sim merece consideração. Ele entende o trabalho social”, comentou.

O prefeito Sérgio Lira também comentou sobre o projeto. “É um motivo de muita honra, fico muito orgulhoso e realmente a APAE é perto da gente. Nós abraçamos a APAE e fizemos a APAE uma bandeira de luta em favor dos excepcionais. A APAE é a maior instituição sem fins lucrativos do mundo”, disse.

Sérgio Lira fez elogios ao deputado Léo Loureiro. “A Apae daqui só funciona por conta de pessoas como o Léo Loureiro. Esse Léo Loureiro é um Apaeano de primeira linha. Ele faz toda cobertura e assistência para a gente, inclusive se esforça pela liberação dos recursos”, ressaltou.

O programa APAE Perto de Você possui como objetivos: identificar pessoas com deficiência que estão sem informação nas áreas de assistência, saúde, educação, trabalho, cultura e esporte; orientar pessoas com deficiência e seus familiares sobre seus direitos de acordo com as demandas apresentadas; e realizar a busca ativa de usuários em situação de vulnerabilidade social.