Cultura

Cultura seleciona empreendedores culturais para expor seus produtos na MICSUL 2020, em Montevidéu

Edital selecionará 90 empreendedores de todo o Brasil

Por Rádio Cidadania 09/01/2020 20h08
Cultura seleciona empreendedores culturais para expor seus produtos na MICSUL 2020, em Montevidéu
Secretaria Especial da Cultura - Foto: Ilustração

A Secretaria Especial da Cultura lançou nesta quinta-feira (09), um edital para selecionar cerca de 90 empreendedores culturais de todo o país para participar da edição 2020 do Mercado das Indústrias Culturais do Sul, o MICSUL. O evento será realizado em Montevidéu, no Uruguai, de 26 a 29 de maio, e vai contar com rodadas de negócios, apresentações artísticas, conferências e oficinas

A seleção é voltada a iniciativas de nove setores criativos: artes cênicas, audiovisual e animação, artesanato, artes visuais e museus, design, moda, editorial, jogos eletrônicos e música. Além disso, serão selecionados um grupo de música e um grupo de artes cênicas para se apresentarem durante o MICSUL 2020 e um estilista que participará de um desfile de moda.

O prazo para inscrição de empreendedores e artistas vai até 26 de fevereiro, por meio do site cultura.gov.br/micsul2020. No total, a secretaria deve investir 671 mil reais no apoio, que inclui despesas de transporte e diárias.

O Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) é uma iniciativa dos órgãos nacionais de cultura dos países sul-americanos e reúne, bienalmente, pequenos e médios empreendedores culturais com o objetivo de incentivar e debater o consumo e a circulação de bens e serviços culturais na América do Sul, bem como fomentar a realização de acordos de venda e comercialização de bens e serviços. A expectativa da organização é que sejam gerados mais de 54 milhões de dólares em negócios e acordos.

A primeira edição do Micsul ocorreu em Mar del Plata, Argentina, em 2014, e a segunda, em Bogotá, Colômbia, em 2016. A última, em 2018, foi realizada no Brasil e que contou com a participação de oito países da América do Sul.

A edição 2020 vai contar com a participação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].