Política

[Vídeo] 'Jundiá parou no tempo', diz prefeito de Campestre

Jundiá pode ser extinta com Novo Pacto Federativo

Por Maurício Silva 25/11/2019 14h02
[Vídeo] 'Jundiá parou no tempo', diz prefeito de Campestre
Prefeito de Campestre comemora aprovação de 87% - Foto: Reprodução

Atualizado às 15h14

O prefeito de Campestre, Nielson Mendes “Pino” (MDB), provocou o município  vizinho de Jundiá na manhã desta segunda-feira (25) fazendo comparações com o município que ele administra. A polêmica declaração que “Jundiá parou no tempo” foi dada durante evento em comemoração aos 25 anos de Campestre.

A polêmica é por conta que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo prevê a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total. Jundiá está incluso e pode ser extinta caso o Congresso Nacional aprove o projeto do governo do presidente Jair Bolsonaro.

A provação do prefeito Pino é também por conta que a cidade que ele administra já pertenceu à Jundiá. “Campestre saiu de filho de Jundiá e passou a caminhar com as suas próprias pernas. A pra você ter uma ideia, pra você ver o quanto Campestre avançou, o quanto Campestre vem avançando, que Campestre hoje tá para passar ser ‘pai’ de Jundiá [sic]”, ironizou.

O prefeito segue com o discurso. “Jundiá parou no tempo e Campestre avançou... A gente consegue ver que realmente a gente tá no caminho certo. Tá para passar [Jundiá] para ser filho de Campestre e a gente tá para receber de braços abertos sim. Vamos cuidar deles também que nós também somos filhos de lá e ele passou a ser filho daqui. Eu disse já ao prefeito de Jundiá que estou pra receber de braços abertos. Que venha o povo de Jundiá e eles vão ser tratados como vocês aqui”, declarou ao som de aplausos do público.

Em Alagoas, de acordo com levantamento da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), atualmente cinco municípios têm os requisitos previstos na PEC: Belém (4.344), Feliz Deserto (4.754), Jundiá (4.155), Mar Vermelho (3.514) e Pindoba (2.908). Pela proposta, estes seriam incorporados por outras cidades.

Em matéria publicada no 7Segundos no dia 7 de novembro de 2019, o prefeito de Jundiá, Carlos Antonio de Moraes e Lima Filho “Segundo” (MDB), analisou o projeto com muita preocupação e disse que a PEC é péssima.

O prefeito Pino gravou um novo vídeo comentando o primeiro vídeo e disse que não quer que a PEC seja aprovada.

Confira aqui o vídeo:

Confira aqui o outro vídeo: