Política

Roberto Malaquias é eleito novo presidente da Câmara de Porto Calvo

Vereador foi eleito com seis votos

Por Maurício Silva 19/11/2019 21h09
Roberto Malaquias é eleito novo presidente da Câmara de Porto Calvo
Roberto Malaquias é eleito novo presidente da Câmara de Porto Calvo - Foto: 7Segundos

O vereador Roberto Malaquias da Silva (Patriotas) foi eleito o novo presidente da Câmara de Porto Calvo. A eleição ocorreu na noite desta terça-feira (19), no Plenário Deputado João Batista de Moraes. O parlamentar venceu com seis votos (quórum mínimo), sem adversário oficial. Ele substitui na presidência Jason Azevedo do Nascimento Júnior (DEM), que morreu em um trágico acidente na noite do dia 4 de novembro, em São Luís do Quitunde.

Roberto Malaquias era um dos principais aliados de Jason Júnior e nos últimos anos foi o companheiro mais próximo do então parlamentar do Democratas na Casa Laurindo Francisco de Oliveira. O novo presidente disse que vai honrar o cargo que era exercido por seu colega que morreu no início do mês.

Compareceram à votação os vereadores Roberto Malaquias, Paulo Lélis (Patriotas), Aldir da Costa Siqueira (Pros), Maria da Apresentação Omena “Presenta” (PRB), José Afrânio (PSC), Cícero José da Silva “Capuá” (PRTB). Não participaram da sessão Maria do Rosário Lins Barbosa “Zai” (PDT), Edmilson de Souza (Democracia Cristã), Benedito Adelino Santos Bandeira “Biu Buguru” (PL), Josival Vicente de Melo “Sombreiro” (PSDB) e Marcos Antônio da Silva Júnior “Júnior do Ferro Velho” (PRP).

Quem é Malaquias

De origem humilde, Roberto Malaquias da Silva tem 40 anos de idade foi eleito vereador pela primeira vez vereador por Porto Calvo nas eleições de outubro de 2016 com 892 votos, sendo o quarto mais votado do pleito. Ele ocupou o cargo de 1º secretário por duas vezes na Casa Laurindo Francisco de Oliveira, cargo que renunciou nesta terça-feira para disputar a presidência.

Roberto Malaquias vem da zona rural de Porto Calvo (Bom Retiro e Usina Santa Maria) trabalhou por muito tempo no campo da indústria açucareira. Ingressou na política sendo cabo eleitoral e finalmente em 2016 disputou o cargo pela primeira vez sendo eleito. Ele é evangélico, casado com a cantora Lucélia Silva e pai de um casal.