Meio ambiente

[Vídeo] Mergulhadores vistoriam barreira em Maragogi em busca de manchas de óleo

Operadores de mergulho e professores especialistas estiveram em arrecifes na manhã deste sábado (26)

Por 7 Segundos 26/10/2019 13h01
[Vídeo] Mergulhadores vistoriam barreira em Maragogi em busca de manchas de óleo
Maragogi é conhecida também como Caribe Brasileiro - Foto: Assessoria

Um grupo formado por integrantes da Associação dos Operadores de Mergulho de Maragogi e professores da Universidade de Pernambuco (UPE) especialistas em ambiente de recifes fizeram uma vistoria, na manhã deste sábado, na barreira de arrecifes no município de Maragogi.

O professor da UPE, Múcio Banja, afirmou que apesar de encontrarem alguns danos nos corais provocados por equipamentos de pesca, não foram encontrados vestígios de contaminação ou resíduos de petróleo no local.

Segundo informações, a vistoria do local contou com o apoio da prefeitura de Maragogi.

Na última terça-feira (22), voluntários se mobilizaram para limpar o petróleo cru que se acumulava nas proximidades dos rios Salgado, Maragogi e Persinunga e em algumas praias da região. Moradores, estudantes, empresários e até mesmo turistas uniram esforços e retiraram uma quantidade grande de óleo que além de se acumular na área também estava preso a algas e sargaço.

No entanto, apenas nas regiões próximas às fozes dos rios Persinunga e Salgado estão inapropriadas para banho, segundo relatório de balneabilidade das praias no Litoral Norte divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), na última sexta (25). As regiões, no entanto, já são consideradas como cotidianamente inaptas para o banho. Nas praias mais visitadas pelos turistas como São Bento, Antunes, Ponta de Mangue e Praia da Bruna, entre outras, não há risco de contaminação para os banhistas.