Meio ambiente

Petróleo: IMA atesta que piscinas de Maragogi e Japaratinga não foram afetadas

Informação foi divulgada nesta sexta-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 18/10/2019 15h03
Petróleo: IMA atesta que piscinas de Maragogi e Japaratinga não foram afetadas
Segundo a equipe ambiental, Barra de São Miguel, Japaratinga e Maragogi são os locais do litoral alagoano em que é preciso mais direcionamento de esforços. - Foto: Assessoria

O Núcleo de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente (IMA) atestou que as piscinas naturais de Maragogi e Japaratinga (principais atrativos turísticos) não foram atingidas pelo desastre ambiental das manchas de petróleo que invadiram os nove Estados do Nordeste. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (18) na nota técnica do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA).

A nota técnica do GTA alerta também a população sobre notícias falsas. Perfis em redes sociais espalharam falsas informações sobre duas situações: a presença de manchas nas piscinas de Japaratinga e a orientação para não consumir pescados.

De acordo com informações repassadas pelo Núcleo de Gestão de Fauna do IMA, não há documento oficial, de nenhum órgão de Meio Ambiente, em qualquer uma das três esferas - municipal, estadual e federal – que trata especificamente do consumo de pescados. A orientação geral é para evitar o contato com o óleo e, em caso de avistamento de animais oleados, acionar imediatamente os órgãos ambientais competentes em Alagoas: IMA, Ibama e BPA.

O IMA reitera também que não há o registro da presença de óleo na região das piscinas. Uma grande mancha que foi avistada em imagens aéreas estava em São José da Coroa Grande (PE). Segundo informações do Ibama, a mesma fora arrastada para a região da praia e retirada de dentro do mar.

Situação

De acordo com IMA, Dois locais são considerados os que precisam de maior direcionamento de esforços: Barra de São Miguel, no Litoral Sul, com a presença de pequenos fragmentos, mas muito esparsos; e Japaratinga e Maragogi, no Litoral Norte, com a presença de grande quantidade de óleo.

Municípios

- Piaçabuçu e Feliz Deserto: situação regular, sendo monitorada;

- Coruripe: continua com ação de limpeza na área dos beachroocks;

- Jequiá: situação regular, sendo monitorada;

- Roteiro: situação regular, sendo monitorada;

- Barra de São Miguel: continua a ação de mutirão de limpeza com a participação do IMA, Coletivo Praia limpa, Semarh, voluntários e trabalhadores contratados ela prefeitura;

- Maceió: monitoramento da laguna Mundaú. Na tarde da quinta-feira (17), houve vistoria por água e terra. Não há registro de ocorrências repassadas por pescadores e moradores da região. Situação regular, sendo monitorada.

- Barra de Santo Antônio: situação regular, sendo monitorada.

- Barra de Camaragibe a Porto de Pedras: situação regular, sendo monitorada.

- Japaratinga e Maragogi: são as duas áreas mais críticas de Alagoas, o trabalho continuou durante o período da noite, na maré baixa da quinta-feira (17).

A ação de limpeza continua com a participação de reeducandos organizados pela Seris, Marinha, voluntários e pessoas contratadas pelas prefeituras. O trabalho é coordenado pela Defesa Civil do Estado, com orientação do Ibama e da Capitania dos Portos, com apoio do IMA e da Semarh. Os trabalhos de retirada do óleo continuam durante todo o período de maré baixa, enquanto persistir o problema.