Turismo

Maragogi torna-se capital brasileira do turismo durante seminário nacional

Evento ocorre nos dias 10, 11 e 12 de outubro

Por 7Segundos, com Assessoria 11/10/2019 15h03
Maragogi torna-se capital brasileira do turismo durante seminário nacional
Maragogi torna-se capital brasileira do turismo durante seminário nacional - Foto: Assessoria

Capital da Costa dos Corais, “Caribe Brasileiro”, segundo polo turístico de Alagoas, assim é conhecida a cidade de Maragogi. Mas nos dias 10, 11 e 12 de outubro a cidade litorânea também tornou-se a capital brasileira do turismo. O município está sediando o II Seminário Nacional de Governança para o Turismo.

O evento ocorre Salinas do Maragogi All Inclusive Resort e o encontro de caráter nacional tem como eixo temático “Turismo em Unidades de Conservação”. A realização é uma parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a Prefeitura de Maragogi, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).

O grande anfitrião, o prefeito Sérgio Lira, abriu os debates na quinta-feira (10) e deu as boas vindas a todos os participantes. “Quero que vocês conheçam Maragogi e todo o potencial que temos aqui, nosso turismo gera empregos, sustentabilidade e qualidade de vida. Este seminário nos faz acreditar que o melhor ainda está por vir, que, se cada um gestor aqui presente nos unir, levaremos nossos municípios ao auge do desenvolvimento”, disse o prefeito.

O evento tem finalidade de debater o potencial turístico das Unidades de Conservação (UCs), onde mais de 1.700 municípios estão inseridos nesse tipo de área no território brasileiro. O seminário vai possibilitar a articulação entre diferentes instâncias de governo e setores envolvidos com o turismo em UCs.

Segundo a responsável técnica do Turismo da CNM e também turismóloga, Marta Feitosa, o turismo desempenha papel de destaque na dinamização econômica de uma localidade. “Os municípios com esse perfil têm mais possibilidades de geração de riquezas, trabalho e renda a partir da utilização, de forma ordenada, dos seus atrativos naturais e culturais”, destaca.

“Governança é gestão e aqui em Maragogi tem um gestor compromissado com o desenvolvimento turístico e econômico, Sérgio Lira tem visão de futuro, de progresso. Nós, mais uma vez, saímos na frente no requisito governabilidade, implantamos a nossa marca, 'Maragogi, lugar pra repetir' nos faz pensar em retorno, em viver de novo o que foi vivido aqui. Maragogi vai junto das grandes cidades brasileiras e estrangeiras, somos um dos maiores polos turísticos do Brasil, da América do Sul e daqui a pouco, do mundo”, ressaltou a secretária municipal de Turismo, Thereza Dantas.

No primeiro dia de Seminário grandes nomes passaram pela mesa ordinária, entre eles: Rafael Brito (secretário Estadual de Turismo), Gilson Machado Neto (presidente da Embratur), Luiz Cláudio Melo (presidente do Costa dos Corais Convention Visitors Bureau), Santana Mariano (prefeita de Major Isidoro), Herculano Passos (Deputado Federal do São Paulo), Fernando Pereira (secretário Estadual de Meio Ambiente), Mário Nascimento (presidente da OCBPM), entre tantos outros representantes municipais, estaduais e nacionais.