Geral

Conselho Tutelar: conheça os eleitos de Maragogi, Porto Calvo e São Luís

Processo de escolha ocorreu neste domingo em todo o Brasil

Por Maurício Silva 07/10/2019 15h03
Conselho Tutelar: conheça os eleitos de Maragogi, Porto Calvo e São Luís
Candidatos eleitos do Conselho Tutelar de Porto Calvo - Foto: Reprodução / Facebook

O processo de escolha para o Conselho Tutelar é feito em todo o país pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a votação ocorreu em todo o Brasil neste domingo (6). Maragogi, Porto Calvo e São Luís do Quitunde são as três cidades mais populosas da região Norte de Alagoas e 15 conselheiros foram eleitos, cinco em cada município.

Em Porto Calvo, a votação foi recorde esse ano e foram 6.063 votantes no pleito que foi realizado em três escolas do município. A cidade também contou com o campeão de votos em toda a região: o jovem João Victor Buarque, o “João Elite”, com 1.127 votos.

Além de João Elite, também foram eleitos em Porto Calvo os candidatos: Laudjane Barros (Lau) 803 votos; Jeane 774 votos; José Cosmo 761 votos; e Van do Dinon 605 votos. Os vencedores serão empossados em janeiro para o quadriênio 2020-2024. O salário para o cargo é de R$ 1.800,00.

João Elite comentou sobre o processo de votação. "Creio que sou uma pessoa privilegiada e abençoada por Deus, e pretendo exercer com muita excelência esse mandato, honrando cada voto que tive, e ainda aqueles que não tive, porque quem irá ganhar com isso são as crianças e adolescentes de Porto Calvo", ressaltou.

Em Maragogi, o povo da cidade turística também compareceu em bom número para o processo de escolha neste domingo. Os eleitos foram: Anna Lyra 440 votos; Adélia Menezes (Adélia da Judite) 344 votos; Klécia de Mendonça (Klécia do Didiu) 333 votos; Tássia Calaça 323 votos; Jonas Teixeira com 318 votos. O salário para o cargo na cidade litorânea é de R$ 1.500,00. Cinco pessoas ficaram como suplentes em ambas as cidades.

Em São Luís do Quitunde, foram eleitos: Ednaldo da Pingo, professor Alexandre, Nego do Barbudo, Djanira e Adriana. O processo de esolha para o Conselho Tutelar em todos os municípios contou com o apoio importante do Ministério Público Estadual (MPE/AL).