Geral

Universidade analisa se atum encontrado em Japaratinga era monitorado

Peixe foi encontrado no dia 27 de setembro

Por Maurício Silva 04/10/2019 15h03
Universidade analisa se atum encontrado em Japaratinga era monitorado
Atum de 85 kg com chip é encontrado morto em praia de Japaratinga - Foto: Cortesia ao 7Segundos

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP) analisa se atum de 85 kg que foi encontrado morto na Praia de Boqueirão, no município de Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas, era monitorado pelo programa de monitoramento dos atuns no Brasil.

Pescadores disseram que o peixe azul veio com um chip embutido. Os pesquisadores da universidade pernambucana tentaram recuperar a espécie, mas até esta sexta-feira (04) não conseguiram pegar o pescado para estudo. O programa é gerenciado pelo professor Fábio Hazin.

Os pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco disseram que caso houvesse chip, o objeto servia para monitorar o peixe. Uma recompensa em dinheiro seria paga para quem entregasse o pescado para a universidade.

Natália Alves faz parte do programa de monitoramento dos atuns no Brasil explicou a situação. “O peixe não tinha nenhum transmissor. Recebemos novas fotos nesta sexta-feira e em nenhuma o transmissor aparece. Ao menos ninguém mostrou nenhum chip ou etiqueta”, contou a pesquisadora.

O peixe foi encontrado morto no dia 27 de setembro de 2019 na Praia de Boqueirão, no litoral de Japaratinga, por um pescador. Não é comum ver uma espécie desse peixe na costa e os moradores de Japaratinga ficaram impressionados.

O Programa de Marcação de Atum Tropical do Oceano Atlântico (AOTTP) é um projeto financiado pela União Europeia e conta com os apoios das partes contratantes e cooperantes da ICCAT. Quem encontrar um atum com um chip deve enviar um SMS para o número (81) 99634-0546 e enviar o código escrito na marca e comprimento do peixe. Para cada código e comprimento a tripulação recebe: R$ 50,00 + a camisa do programa.