Meio ambiente

Atum de 85 kg com chip é encontrado morto em praia de Japaratinga

Peixe azul foi encontrado por um pescador da cidade

Por Maurício Silva 01/10/2019 15h03
Atum de 85 kg com chip é encontrado morto em praia de Japaratinga
Atum de 85 kg com chip é encontrado morto em praia de Japaratinga - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Não é história de pescador: um atum de 85 kg foi encontrado morto na Praia de Boqueirão, no município de Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas. O peixe azul veio com um chip embutido e o povo japaratinguense decidiu guardar a espécie na cidade litorânea.

O pescador Amaro Joaquim estava na Praia do Boqueirão como em outro dia qualquer, mas foi surpreendido na última sexta-feira (27) com a presença do peixe morto. O atum era tão pesado que foi preciso chamar mais pessoas para carregar a espécie.

O famoso pescador do Boqueirão, Paulo César Santos Wanderley, de 73 anos, ficou impressionado. “Eu pesco desde os 13 anos de vida e nunca tinha visto um atum chegar aqui à costa de Boqueirão. O povo aqui ficou impressionado”, contou “Paulo da Kombi”.

Paulo da Kombi disse que os pescadores levaram o atum para a região central de Japaratinga para poder cortar. Mas ele disse que quando viram o chip, decidiram não cortar. O atum encontra-se em uma peixaria em Japaratinga. O chip contém o número de um telefone.

O atum

Habitante de regiões oceânicas tropicais e subtropicais, o atum possui um corpo alongado, fusiforme, e uma grande boca alongada. Suas barbatanas dorsais são bem separadas. A espécie migra ao longo do oceano e atinge uma distância de até 170 km em um único dia.

No Brasil, é possível encontrá-lo em toda a costa, porém sua maior incidência ocorre no Nordeste e em parte do Sudeste e do Sul. No entanto se aproximar na costa não é algo costumeiro nesta espécie, sendo mais comuns em mar aberto, salvo áreas de grande profundidade.