Educação

Estudantes tiram dúvidas sobre admissão de novos alunos no Ifal

25 Escolas públicas do Norte de Alagoas e Sul de Pernambuco receberão visitas de equipes da instituição

Por Assessoria 12/09/2019 14h02
Estudantes tiram dúvidas sobre admissão de novos alunos no Ifal
Estudantes tiram dúvidas sobre admissão de novos alunos no Ifal - Foto: Assessoria

25 Escolas públicas do Norte de Alagoas e Sul de Pernambuco receberão visitas de equipes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, para divulgação do exame de admissão de novos alunos. A primeira escola visitada foi Norma Vasconcelos Saldanha, no município de Japaratinga, nesta quarta-feira (11). As visitas vão até 25 de setembro, nas cidades de Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres.

Os 20 estudantes da escola Norma Vasconcelos Saldanha, localizada na Usina São Gonçalo, zona rural de Japaratinga, participaram de uma conversa de 20 minutos com representantes do campus Maragogi para saber como é o processo de matrícula de novos alunos. Documentos necessários para efetuar a inscrição no processo seletivo, quem podem participar dele e conteúdos abordados na prova foram os temas que mais despertaram interesse dos estudantes.

Já na escola municipal José Jorge de Farias, no município de Maragogi, 70 alunos participaram da atividade de divulgação do processo de seleção. Também conheceram ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e esportes oferecidas aos estudantes. “O que chama a atenção no Ifal é a estrutura e os professores. Eu ouvi dizer que eles são os melhores. Como eu gosto de estudar, quero entrar lá”, conta a estudante Maria Clara Santos de Sousa, que pretende concorrer a uma das vagas do curso Técnico de Hospedagem.

Para a diretora-geral do campus Maragogi, Sandra Maria Patriota Ferraz, o Ifal tem prestígio na região Norte de Alagoas, uma vez que 800 inscritos concorreram às vagas ofertadas nos cursos de Agroecologia e Hospedagem, no exame de 2018. “Quando chegamos às escolas, os alunos contam que têm amigos ou parentes que estudam em nossa instituição e dizem que querem entrar no campus para ter um curso profissionalizante ou ingressar numa universidade pública”, afirma. Neste ano, mais de 50 alunos e egressos do Ifal Maragogi conseguiram vagas em universidades públicas, conforme dados do campus.

O campus Maragogi oferece 144 vagas para os cursos técnicos de Agroecologia e Hospedagem integrados ao ensino médio, com turmas nos períodos da manhã e tarde. As inscrições para o exame de seleção de alunos 2019 podem ser feitas até o dia seis de outubro e custa R$ 50, mas os alunos que estudaram em escolas públicas do primeiro ao novo ano ou que tenham bolsa integral em escola particular podem obter a isenção da taxa até o dia 27 de setembro. Mais informações: www.exame.ifal.edu.br.