Justiça

Ministério Público empossa mais seis conselhos municipais de Segurança Pública

Evento ocorreu nesta terça-feira

Por Assessoria 11/09/2019 16h04
Ministério Público empossa mais seis conselhos municipais de Segurança Pública
Ministério Público empossa mais seis conselhos municipais de Segurança Pública - Foto: Assessoria

As posses dos conselheiros municipais de Saúde mantêm ritmo acelerado e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), participou, nesta terça-feira (10), da implantação dos Conselhos em Jundiá, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes e Flexeiras. O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, José Antônio Malta Marques, representou o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, nos eventos, acompanhado pelos promotores de Justiça das Comarcas. Prefeitos, secretários, vereadores, representantes das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, além da sociedade civil organizada participaram das solenidades. Nesta quarta-feira (11), tomam posse os conselheiros de Estrela de Alagoas.

A primeira posse ocorreu na cidade de Jundiá e em seguida foi a vez dos conselheiros de Colônia Leopoldina e Novo Lino. No período da tarde foram oficializados os Conselhos de Flexeiras e Joaquim Gomes. O chefe do CAOP, em seus pronunciamentos sempre enfatizou a importância da colaboração das pessoas para que os problemas que mais afligem as comunidades, serem identificados e solucionados com mais celeridade.

“Democratizar é chamar o povo para se comprometer com a segurança pública. É preciso que a sociedade civil tenha consciência de que as polícias não trabalham com bola de cristal, ela tem a obrigação de contribuir. É no Conselho Municipal de Segurança que serão discutidas as problemáticas e a aplicação de políticas públicas.

Além de Malta Marques, o Ministério Público também foi representado pelos promotores de Justiça, Tácito Yuri, Rodrigo Lavor e Paulo Barbosa.

“Estamos imbuídos de implantar em todo estado esse modelo de gestão, porque nos preocupamos com as raízes da violência. Desejo que esse ato tenha repercussão positiva para a cidade porque essa é a verdadeira intenção. Tenho convicção que, da mesma forma que os conselheiros tutelares vêm cumprindo seu papel, os senhores assim o farão”, afirmou o promotor Tácito Yuri.

“O papel do Ministério Público é intermediar, é ser usado como instrumento. Quando o poder público vai combater a criminalidade usa a forma repressiva; a outra forma, é a preventiva, onde se atua para que o crime não ocorra. E ele não vai ocorrer quando a Saúde, a Educação, o saneamento básico, o lazer andarem bem no município, por exemplo. Então, hoje estamos criando mais um órgão para auxiliar, o Conselho de Segurança é o fiscal do povo que estará espalhado e buscando soluções”, ressalta o promotor Rodrigo Lavor.

“Falar em conselho municipal de segurança pública, é falar de vida. Vivemos num cenário de sessenta mil mortes por ano, cerca de uma a cada nove minutos. Vivemos um momento onde muitos querem o enfraquecimento da Justiça e a queda do Ministério Público, enquanto precisamos de medidas mais trágicas no combate ao crime organizado e, para isso, que fortaleçamos os órgãos de segurança. OS senhores terão esse papel importantíssimo”, disse o promotor Paulo Barbosa, dirigindo-se aos conselheiros empossados.

As messas de honra foram sempre compostas pelos três representantes do Ministério Público, e tiveram também como integrantes : o presidente da Câmara Giancarlo Papini (Jundiá, representando o prefeito); os prefeitos Manuilson Andrade (Colônia Leopoldina), Luciene Ferreira (Novo Lino), Maria Izabel Costa (Flexeiras) e Adriano Ferreira Barros (Joaquim Gomes). Os presidentes das Câmaras de Colônia Leopoldina, Edvan Lucas da Silva; de Novo Lino, José Ronaldo; de Flexeirsa, Márcio Viana Cavalcante, e de Joaquim Gomes, José Dionísio Bonifácio. A Segurança Pública teve como representantes: o comandante da 2ª Cia Independente, major PM Nilton Rocha; os sargento PM Torres e o tenente PM Nascimento; além do delegado Izaías Rodrigues, representando o delegado regional, Antônio Nunes. A igreja foi representada pelo padre Aparecido e pelo pastor Agenildo Soares.