Economia

Imposto de Renda libera mais um lote de restituição em setembro

O valor a que você tem direito é corrigido pela variação da taxa básica de juros, a Selic, pelo período que você esperar - e sem impostos

Por Valor Econômico 01/09/2019 12h12
Imposto de Renda libera mais um lote de restituição em setembro
Prazo para entrega do Imposto de Renda dos atrasados começa nesta quarta-feira - Foto: Divulgação

A Receita Federal paga em 16 de setembro o quarto lote da restituição do imposto de renda deste ano. Os lotes são pagos de acordo com a data de envio do documento, ou seja, quem mandou antes, recebe antes.

O valor a que você tem direito é corrigido pela variação da taxa básica de juros, a Selic, pelo período que você esperar - e sem impostos. Quem não for contemplado nesse segundo lote pode pesquisar no site da Receita a situação da sua declaração.

Não entende o que significa a mensagem que aparece?

Em processamento - A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

Em fila de restituição - O documento foi processado, mas o valor ainda não foi disponibilizado no banco. Lembrando que para receber a restituição, o contribuinte não pode ter pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Processada - A declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. Atenção: isso, no entanto, não significa que o resultado tenha sido homologado, já que, pela lei, ele pode ser revisto em até cinco anos.

Com pendências - Durante o processamento da declaração, a Receita encontrou pendências de informações. O contribuinte deve regularizá-las.

Em análise - A declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, que aguarda a apresentação dos documentos solicitados ao contribuinte ou ainda não terminou a análise dos documentos entregues.

Retificada - A declaração anterior foi substituída integralmente pela declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada - A declaração foi cancelada por decisão da Receita ou solicitação do contribuinte.

Tratamento manual - A declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.