Saúde

Porto Calvo intensifica ações contra mosquito da dengue

Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para fazer a sua parte

Por Assessoria 12/06/2019 17h05
Porto Calvo intensifica ações contra mosquito da dengue
Reunião ocorreu nesta quarta-feira - Foto: Assessoria

A Secretaria de Saúde de Porto Calvo vem intensificando as ações para combater o mosquito causador da dengue. Nesta quarta-feira (12), a secretária Jeane Carvalho, técnicos municipais e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniram para definir novas ações no município da região Norte de Alagoas.

A reunião ocorreu na seda da Secretaria Municipal de Saúde e os profissionais definiram as novas metas para o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os agentes comunitários de endemias detectaram que a maior incidência dos mosquitos se encontra dentro de recipientes em imóveis ou próximos a casas.

Jeane Carvalho comentou que é preciso a colaboração da população. “A população precisa ter uma consciência que saneamento ambiental domiciliar é de responsabilidade de cada cidadão. Os terrenos baldios são visitados periodicamente pelos agentes e as ações estão sendo intensificadas. Porém, o que vale ressaltar é que 80% dos focos mosquitos que foram encontrados em Porto Calvo estão intra-domicílio. Assim as medidas preventivas devem ser realizadas principalmente na casa de cada morador”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que já foram detectados casos suspeitos de dengue no município. A gestão vem intensificando as ações para combater o mosquito e nos últimos dias mutirões foram feitos em vários locais e detectou a presença do causador da dengue em vários recipientes em residências ou próximos de imóveis de moradores da cidade.

A gestão municipal também fazendo um trabalho de reforço nas comunidades, palestras nas escolas e postos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde comunicou também que se uma pessoa começar a sentir os sintomas da dengue (febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, moleza e dor no corpo, extremo cansaço, entre outros) deve procurar o agente de saúde, a unidade de saúde ou até mesmo o Hospital Municipal São Sebastião.

A Secretaria de Saúde também pediu a colaboração da população para deixar o ambiente dos imóveis sempre limpos, evitando o acumulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.