Meio ambiente

Projeto Orla avança para melhorar espaços costeiros de Maragogi

Ideia visa melhorias nos espaços sustentáveis costeiros do município

Por 7Segundos 30/05/2019 16h04
Projeto Orla avança para melhorar espaços costeiros de Maragogi
Praia de Burgalhau está inserida na segunda etapa do Projeto Orla - Foto: Isac Silva/7Segundos

O Projeto Orla segue avançando para melhorar os espaços costeiros do município de Maragogi, na região Norte de Alagoas. As oficinas da 2ª etapa ocorreram nos dias 28, 29 e nesta quinta-feira (30) encerraram-se ações no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no distrito Peroba. O projeto segue as próximas etapas.

O Projeto Orla foi lançado oficialmente no dia 9 de abril de 2018 durante cerimônia realizada no Hotel Praia Dourada. O projeto tem como objetivo o ordenamento e utilização sustentável dos espaços da orla costeira, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e socioeconômica, com ampla articulação entre as três esferas de governo e sociedade, e no compartilhamento da gestão dos espaços de domínio da União.

O diretor desenvolvimento sustentável e projetos na secretaria de Planejamento, João Lessa de Azevedo, disse quais os próximos passos do projeto. “O passo agora  é a apresentação das propostas que foram analisadas em campo e aí a gente faz o fechamento com a presença do prefeito Sérgio Lira. A próxima oficina, é a segunda oficina e vai ser possivelmente no final de julho.”

A Prefeitura de Maragogi já deu início ao projeto com obras de revitalização, realizações de audiências públicas e oficinas de trabalho como as que ocorreram no Ifal. O projeto é feito de forma participativa envolvendo a população para definir ações sustentáveis e estruturadas em duas etapas: a primeira de São Bento, à praia de Maragogi; e a segunda etapa, da praia de

Maragogi é o segundo polo turístico de Alagoas e a cidade é conhecida também como a capital da Costa dos Corais. O projeto é idealizado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e da Coordenação Estadual do Projeto Orla, representada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU/AL) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).