Cultura

Escritores mirins expõem obras em Maragogi

Livros foram expostos em encontro literário

Por Assessoria 16/05/2019 16h04
Escritores mirins expõem obras em Maragogi
Escritores mirins expõem obras em Maragogi - Foto: Divulgação

Num país onde pouco se lê, e o sonho da maioria dos meninos é ser jogador de futebol, chama a atenção ver quatro crianças, dois meninos e duas meninas, escrevendo e lançando livros. Principalmente numa cidadezinha bem distante dos grandes centros urbanos. As crianças em questão são Joana Izabele da Silva Claudiano, Paulo Ricardo França, João Pedro Lira da Rocha e Fernanda Victória Santana Gomes, todos com 11 anos de idade. E a cidade é Maragogi, situada no extremo norte do litoral alagoano.  Elas expuseram suas obras no II Encontro Literário de Educação Infantil  realizado pela Prefeitura de Maragogi, nesta quarta-feira (15).

A iniciativa partiu do Educandário Professora Grináuria (escola de ensino privado), há 22 anos em Maragogi. É lá que os escritores mirins cursam o 6º ano do fundamental 2.  A direção da instituição “desafiou” os alunos, apresentando-lhes a proposta da Estante Mágica, e os quatro valentes que não se intimidaram, puderam mostrar orgulhosamente o resultado de seus trabalhos durante o Encontro. Espera-se que sirva de exemplo para outras crianças e, quicá, outras escolas da região.

Estante Mágica é um projeto onde cada estudante de educação infantil e ensino fundamental 1 tem a chance de escrever, ilustrar e publicar o próprio livro. Nesse processo criativo, ele desenvolve múltiplas habilidades socioemocionais, como autoconfiança e curiosidade, que o preparam para encarar os desafios do século 21 e transformar a sociedade. Isso ajuda a formação integral do aluno e a qualidade das instituições de ensino.

“É a história de uma menina que cantava muito no chuveiro. Ela encontrou uma idosa, que lhe pediu ajuda. A menina tentou ajudar, mas não conseguiu. Apareceu uma bruxa, que lhe fez um feitiço, para tirar a voz da menina. Aí ela pediu desculpa à idosa, foi perdoada e a bruxa retirou o feitiço”, resume Joana Izabele, autora do livro A menina que adorava cantar.

A mãe de João Pedro Lira da Rocha, autor de O rato Reginaldo, a professora Cíntia Rogéria, leitora assídua, incentivou o filho a abraçar o projeto desde o início. Ela conta que João chegou com essa novidade em casa no início do ano passado. De imediato, ela o incentivou. Enquanto ele ia redigindo, ela acompanhava, ocupando-se das correções gramaticais e ortográficas. Depois que texto e ilustrações foram concluídos, levou para a escola, que encaminhou para a Estante Mágica. As mães ganharam uma senha para acessar o portal, e dessa maneira acompanhar o desenrolar do livro. Toda a venda é feita pela Internet.

“Confesso que no início o João Pedro não mostrou muito entusiasmo, mas acabou se encantando”, diz Cíntia Rogéria. “Todo aluno é assim, sem incentivo, nunca vai querer produzir nada, apesar de ele ser diferente. Vi que era uma oportunidade talvez única, que vai ficar para sempre na memória dele, daí não permiti que a perdesse. Hoje ele está superfeliz. Eu até trabalho na escola com o livro dele, e estou planejando levar o projeto para o 5º ano (onde ela leciona).” Apesar da realidade da escola pública ser outra, Cíntia não desanima.

Os outros títulos são O sonho do menino, de Paulo Ricardo França, e A terra encantada, de Fernanda Victória Santana Gomes. Todos podem ser adquiridos no portal: https://estantemagica.com.br/