Justiça

Juiz de Porto Calvo passa a integrar Fundo Especial para o Registro Civil

Magistrado foi empossado nesta segunda-feira

07/05/2019 10h10
Juiz de Porto Calvo passa a integrar Fundo Especial para o Registro Civil
José Eduardo Nobre Carlos (Centro) e os outros dois integrantes do Ferc - Foto: Assessoria

O juiz titular da Comarca de Porto Calvo, José Eduardo Nobre Carlos, passou a integrar o Fundo Especial para o Registro Civil de Alagoas (Ferc). Também passaram a integrar o órgão os juízes André Parízio e Thiago Morais. A posse dos magistrados ocorreu nesta segunda-feira (6). Os magistrados atuarão no Conselho Diretor do órgão, no biênio 2019/2020.

Criado em 2002 e vinculado ao Tribunal de Justiça de Alagoas, o Ferc tem, entre suas funções, vender os selos que são utilizados pelos cartórios. Com o valor da arrecadação, o órgão investe na modernização das serventias extrajudiciais e subsidia o registro civil gratuito de nascimento e de óbito.

"A nossa ideia é modernizar o Ferc e atuar em conjunto com o Funjuris [Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário] e com a Corregedoria na implantação do QR Code e do selo digital, para que a gente possa entrar em uma nova era", afirmou o juiz André Parízio, novo presidente do Ferc.

O magistrado afirmou que, ainda nesta semana, deve ocorrer a primeira reunião dos novos membros com o Funjuris e a Corregedoria. O Ferc é composto ainda por um representante da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL).

"O Ferc está em excelentes mãos", disse o presidente do TJAL, desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo. José Eduardo Nobre Carlos atua no Fórum Domingos Fernandes Calabar há anos.