Meio ambiente

São Miguel dos Milagres vai testar tecnologia de esgotos

Município é um dos principais polos turísticos de Alagoas

Por Assessoria 05/05/2019 10h10
São Miguel dos Milagres vai testar tecnologia de esgotos
Professor explica como funciona a estação - Foto: Assessoria

O município de São Miguel dos Milagres, capital da Rota Ecológica e um dos mais importantes destinos turísticos do Nordeste, também convive, como a maioria das cidades brasileiras, com o sério problema de saneamento básico, que afeta, sobretudo, a sua parte mais urbana. Tem o mérito de ter suas praias, entre as mais famosas do Brasil, totalmente limpas de esgotos, já que os povoados estão distantes da orla e todas as pousadas à beira mar, desde 2010, quando foi aprovado o Plano Diretor, dispõe do próprio sistema de esgotamento sanitário.

Mesmo diante de um quadro relativamente positivo, o município procurar avançar mais nesse quesito e servirá como piloto para um projeto revolucionário e futurístico, sendo escolhido para testar uma tecnologia, na verdade biotecnologia, para tratamentos de esgotos urbanos. O projeto piloto, aprovado pelo prefeito Rubens Ataíde, servirá de modelo para outros municípios do litoral alagoano que porventura queiram fazer uso dessa tecnologia. ´´Temos um município que está recebendo cada vez mais investimentos turísticos, com pousadas de charme e redes de hotéis que querem se instalar por aqui. O turismo procura não somente praias bonitas e pousadas chiques, mas um munício organizado, com coleta de lixo e saneamento básico. Então vamos servir de piloto e testar essa tecnologia em uma rua da cidade para ver o resultado. Pelo que ouvi de relatos, o sistema realmente funciona´´, explicou o prefeito.

O projeto tecnológico, que será implantado pela Essencial; empresa criada para disponibilizar tecnologias de ponta no Brasil para tratamento de efluentes;  é da BioGill, companhia de biotecnologia australiana, que combinou os poderes da ciência e da natureza para tratar água, em prol de um meio-ambiente mais saudável. A companhia criou um eficaz sistema de tratamento biológico de efluentes, baseado na ação de microrganismos para consumir matéria-orgânica e nutrientes presentes. Assim como qualquer ser vivo, esses microrganismos necessitam de um habitat adequado para crescer.

As “gills”, membranas nano-cerâmicas patenteadas, proporcionam uma incrível interface líquido-ar para que os microrganismos cresçam, se multipliquem e se perpetuem. Organizados de forma vertical, cada gill é dobrada sobre um suporte, resultando em duas superfícies distintas: uma em contato com o efluente e outra em contato com o ar. Nesse ambiente perfeito, protegidos em um biofilme, os microrganismos atuam de maneira eficiente para remoção dos poluentes. A tecnologia da Biogill é capaz de reduzir carga orgânica e nutrientes como nitrogênio, assim como gordura, óleos e graxas.

Os biorreatores BioGill são a tecnologia perfeita para substituir ou complementar, sistemas de tratamento de pequeno e médio porte ou plantas municipais descentralizadas. A tecnologia pode facilmente aumentar a eficiência e a durabilidade de um processo de tratamento de esgoto, o que reduz os custos de operação e manutenção, especialmente o custo de energia elétrica.

Assim, a tecnologia desses biorreatores de superfície realiza o tratamento de águas residuais com alta eficiência, baixo consumo de energia e simplicidade operacional. E essa tecnologia, que utiliza membranas nano-cerâmica, pode ser usada em qualquer cidade, não importa a população, pois tem sua aplicação no tratamento de esgoto doméstico, bem como propicia a coleta e o tratamento do esgoto em áreas de difícil acesso, por exemplo, em grotas. Uma pequena parte dessa tecnologia já está sendo usada em condomínios e existe até uma unidade instalada no campus da UNIT em Maceió.

A Essencial é uma empresa criada por dois engenheiros com mais de 30 anos

de experiência em desenvolvimento e operação de sistemas ambientais. Marcius Omena, engenheiro sanitarista e ambiental, sócio fundador da empresa, consultor e professor do Centro Universitário Tiradentes, onde contribui na formação de novos engenheiros ambientais e sanitaristas, explica que ´´aplicando a Biogill neste projeto teremos os seguintes benefícios: tratamento eficaz do material biológico (fezes e urina), tratamento de óleos e graxas até 100 mg/L, baixo custo de energia elétrica, baixo custo de operação, baixo nível de odor, instalação planejada e modular, projeto rápido, padronizado e automatizado, simplicidade para operar e para manter, menor dependência de técnicos especializados, compatibilidade com uso de energia solar e grande possibilidade de reuso da água de caráter não potável.