Oportunidades

Cursos gratuitos de Informática e Português abrem 110 vagas no Ifal

Quem deseja se inscrever, precisa levar documentos ao campus Maragogi

Por Assessoria 17/04/2019 14h02
Cursos gratuitos de Informática e Português abrem 110 vagas no Ifal
Paulo Henrique fez inscrição no curso de computação - Foto: Assessoria

110 vagas em cursos gratuitos de qualificação para o mercado de trabalho foram abertas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, nesta semana. As capacitações incluem informática para iniciantes e para trabalhadores de turismo e aulas de Língua Portuguesa para quem deseja melhorar escrita, fala e linguagem corporal. As inscrições ocorrem no campus, localizado na praia de Peroba, em Maragogi.

Conforme edital, estão disponíveis 40 vagas para “operador de computador” voltado a quem atua na rede hoteleira nos municípios de Maragogi e de Japaratinga. Os participantes vão aprender a editar imagens, a criar sites e a produzir mídia digital. Também está disponível à população o curso de “operador de computador”, que aborda conteúdos básicos de informática. Noções iniciais windows, pacote libreoffice (editor de texto, planilhas, entre outros), e-mail e internet serão apresentados aos participantes.

Para fazer a matrícula no curso de extensão em “operador de computador” direcionado à rede hoteleira, o candidato precisa levar ao campus Maragogi o RG ou documento equivalente com foto e comprovante de vínculo empregatício nesse ramo. Já para o de extensão em informática básica, são necessários RG ou documento equivalente com foto, comprovante de residência e certificado ou declaração de conclusão de ensino fundamental.

Há três meses atuando como jovem aprendiz num resort em Maragogi, Paulo Henrique Andrade Lima, 22 anos, aprendeu a usar programas de informática num curso que começou a fazer, mas desistiu dele quando mudou de cidade. “Trabalho com word, mas ainda não tenho certificado. Se no emprego perguntarem a mim se eu sei fazer algo e me pedirem a prática disso? Fazendo um curso, eu terei como comprová-la”, comenta. Paulo Henrique fez sua inscrição no “operador de computador” - informática básica - visando preparação na área e obtenção de certificado.

Para a diretora de Ensino do Ifal Maragogi, Sandra Ferraz, as iniciativas de capacitação representam a atuação do Instituto Federal na qualificação dos trabalhadores, no Norte de Alagoas. “Quando a gente abre cursos de informática, estamos contribuindo para a iniciação do jovem no mercado de trabalho turístico e melhorando a atuação de quem está inserido nele, por exemplo”, analisa Sandra. Ela acrescentou que haverá emissão de certificados para os participantes nos dois cursos de informática e no projeto de Português.

Projeto ensina Português para operadores de turismo

Quem deseja aprimorar as linguagens escrita, oral e corporal, o Instituto ainda oferece o projeto de Língua Portuguesa para trabalhadores de hoteis e pousadas, de bares e restaurantes e de passeios turísticos. Segundo o professor de Português, André Guedes, o conteúdo da atividade inclui ortografia, acentuação gráfica, concordância verbal e nominal, oratória.