Geral

Associados temem fechamento de Cooperativa de catadores em Japaratinga

Cooperados temem ficar sem atividades por conta de sede

Por Maurício Silva 16/04/2019 15h03
Associados temem fechamento de Cooperativa de catadores em Japaratinga
Coopernorte também atua em Porto Calvo - Foto: 7Segundos

Os associados da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte (Coopernorte) em Japaratinga, na região Norte de Alagoas, estão temendo que a entidade encerre as atividades na cidade litorânea. O motivo do possível fechamento é que o grupo vai ficar sem a sede a partir desse dia 30 de abril de 2019.

A atual sede da Coopernorte fica às margens da rodovia AL 465, próximo ao sítio Cais. A sede da entidade fica em um terreno cedido pelo proprietário, que agora decidiu vender o imóvel e deu o prazo até o dia 30 desse mês para a desocupação.

A Coopernorte existe no município há mais de seis anos e vem gerando renda na cidade litorânea. Os atuais 14 associados na cidade temem que fiquem parados por conta do terreno que será vendido. O desespero tomou conta dos associados.

A cooperativa procurou à Prefeitura de Japaratinga para viabilizar uma sede para a entidade, mas até esta terça-feira (16), ainda não foi encontrada uma solução. “Eles entraram em contato conosco e nós queremos resolver. Temos um terreno disponível às margens da AL 465, mas é preciso saber da viabilidade do terreno. Na quinta-feira (18) vamos conversar com o prefeito Júnior Loureiro e depois com a cooperativa”, disse o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio dos Santos Souza.

Em Japaratinga, no litoral, a cooperativa conta com 14 associados e comercializa mais de sete toneladas de lixos recicláveis por mês nas cidades de Maceió e Recife-PE. Eles reciclam: plástico, papelão, papeis, ferro, vidro, metais, madeira, entre outros.

A Coopernorte é a mais importante cooperativa de materiais recicláveis da região Norte de Alagoas. Mensalmente, mais de dez toneladas de lixo são reciclados por meio do trabalho da instituição. A entidade tem sede em Japaratinga e nesse ano de 2018 abriu uma filial em Porto Calvo.