Política

Exaltar o golpe militar é tripudiar de mortos e desaparecidos, diz Renan Calheiros

Senador afirma que exaltação é uma ofensa aos brasileiros

Por Maurício Silva 27/03/2019 08h08
Exaltar o golpe militar é tripudiar de mortos e desaparecidos, diz Renan Calheiros
Postagem do senador Renan Calheiros no Twitter - Foto: Reprodução / Twitter

O senador alagoano Renan Calheiros (MDB) criticou duramente a exaltação ao golpe militar que será feito pelo Governo Federal no dia 31 de março nos quarteis do país. O parlamentar usou a sua conta no Twitter na noite desta terça-feira (26) para afirmar que exaltar o regime é tripudiar de mortos e desaparecidos. Ele classificou o ato que será promovido a mando do presidente Jair Bolsonaro (PSL) uma ofensa aos brasileiros.

Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, o presidente Jair Bolsonaro mandou que os quartéis celebrem o 31 de março. Em 1964 foi nesse dia que um golpe militar inaugurou uma ditadura que duraria 21 anos. De acordo com o porta-voz da Presidência, Bolsonaro considera que não houve uma ditadura no Brasil.

Renan Calheiros usou a conta no Twitter para criticar duramente a celebração. “Exaltar o golpe que fechou o Congresso, censurou a imprensa, cassou mandatos, prendeu e matou pessoas é uma ofensa aos brasileiros. É tripudiar sobre mortos, desaparecidos e seus familiares. Outro atentado à democracia”, enfatizou.

No último dia 25 de março, o porta-voz da Presidência explicou que o  presidente já determinou ao Ministério da Defesa que faça as comemorações devidas com relação a 31 de março de 1964, incluindo uma Ordem do Dia, patrocinada pelo Ministério da Defesa, que já foi aprovada pelo presidente.

Questionado pela imprensa sobre o que seriam ‘comemorações devidas’, Rêgo Barros respondeu. “Aquilo que os comandantes acharem dentro das suas respectivas guarnições e dentro do contexto que devam ser feitas”, disse.