Meio ambiente

Catadores do litoral Norte recebem bicicletas para coleta de lixo

Quatro veículos foram entregues ao catadores de Maragogi e Japaratinga

Por Maurício Silva 13/02/2019 14h02
Catadores do litoral Norte recebem bicicletas para coleta de lixo
Catadores do litoral Norte recebem bicicletas para coleta de lixo - Foto: Reprodução / Facebook

Os catadores cooperadores dos municípios de Maragogi e Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas, receberam bicicletas adaptadas para a coleta de lixos recicláveis nas duas cidades litorâneas. Os veículos foram entregues nesta terça-feira (12), em Maceió.

As bicicletas que serão usadas para a coleta de lixo recicláveis foram doados pelo projeto RELIX durante solenidade ontem na Casa da Indústria de Alagoas, no bairro Farol. As doações foram frutos de articulações das prefeituras com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). No total foram quatro veículos, duas para cada município.

Segundo a secretária do Trabalho de Maragogi, Márcia Fidelis, a vinda das bicicletas foi importante para a cidade. “É apenas o início de um trabalho que estamos fazendo desde a criação da Setegre, onde visualizamos o catador como um trabalhador importante que merece melhores condições de trabalho. Assim, estamos trabalhando para implantação da cooperativa, bem como da coleta seletiva, onde a implantação da coleta seletiva acontecerá em parceria com outras secretarias, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente", frisou.

As duas bicicletas que foram doadas para a cidade de Japaratinga foram entregues a Cooperativa Alagoana dos Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte (Coopernorte), que também atua em Porto Calvo. Em Maragogi, os veículos foram entregues a cooperativa dos catadores de resíduos recicláveis que está sendo implantada no município.