Cultura

Espetáculo Auto de Natal ocorre nesta sexta-feira em Porto Calvo

Evento ocorre no Centro Comunitário Calabar

Por 7Segundos, com Assessoria 21/12/2018 08h08
Espetáculo Auto de Natal ocorre nesta sexta-feira em Porto Calvo
Espetáculo Auto de Natal ocorre nesta sexta-feira em Porto Calvo - Foto: Assessoria

O espetáculo Auto de Natal, encenado por estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, ocorre nesta sexta-feira (21), no histórico município de Porto Calvo, região Norte de Alagoas. O evento ocorre a partir das 21h, no Centro Comunitário Calabar.

Em uma hora e meia de encenação, os 90 integrantes do grupo teatral Cruzeiro do Norte vão levar ao público emoção em forma de música, dança e interpretação para contar a chegada de Cristo ao mundo. “O enredo não muda, pois a história do Natal tem de ser contada daquele jeito, mas o texto é voltado para o cordel”, afirma o coordenador do espetáculo, professor Ricardo Araújo. Uma das novidades deste ano é a estreia da orquestra na apresentação.

Um dos pontos altos da peça, na opinião de Ricardo Araújo, ocorre quando os músicos executam “Gloria in excelsis Deo” e são acompanhados pelo canto das pastorinhas. “O Glória é uma canção em latim conhecida. Nesse momento, as pessoas cantam-na e muita gente da plateia deve chorar”, comenta. Outro momento de destaque na encenação é quando Herodes ordena a execução de crianças em Belém para impedir o nascimento de Jesus Cristo.

A primeira edição da peça ocorreu em 2015, em Maragogi, e no ano seguinte tornou-se itinerante, percorrendo cidades do litoral norte de Alagoas. Vinculado às ações de extensão do campus Maragogi, o Auto conta hoje com o envolvimento de 90 pessoas, entre alunos, ex-estudantes e outros participantes da comunidade externa ao campus. O espetáculo já ocorreu nas cidades de Maragogi, São Luís do Quitunde e Maceió e será encerrada hoje em Porto Calvo.