Geral

Católicos celebram festa da padroeira de Porto Calvo

Auge da festividade ocorre nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 21/11/2018 14h02
Católicos celebram festa da padroeira de Porto Calvo
Fieis lotam a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Os fieis católicos celebram nesta quarta-feira (21) o auge da festa da padroeira de Porto Calvo, Nossa Senhora da Apresentação. A festividade religiosa reúne milhares de pessoas de várias cidades e a paróquia na histórica cidade da região Norte de Alagoas é a mais antiga do Estado. Os festejos iniciaram no último dia 11 de novembro e se encerram hoje com uma procissão e com a benção final na igreja erguida em 1610.

A festividade de Nossa Senhora da Apresentação em Porto Calvo é uma das mais importantes da Igreja Católica Apostólica Romana em Alagoas. O município recebe pessoas de vários lugares do Brasil para celebrar a festa na mais antiga freguesia do Estado. No último domingo (18) houve o grande marco inicial da festa do Centenário da Arquidiocese de Maceió, onde a cidade recebeu fieis católicos de diversas paróquias.

O dia festivo de hoje começou às 5h da manhã com a alvorada de fogos e às 6h da manhã houve a missa de primeira eucaristia na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. O arcebispo Dom Antônio Muniz presidiu a missa solene às 10h da manhã e às 13h30 houve a celebração do batismo.

O pároco local, padre Fernando Jerônimo, faz a celebração eucarística a partir das 16h com o padre Francisco Guido com a responsabilidade de pregar a palavra de Deus para os fieis católicos que estão celebrando a festividade religiosa em Porto Calvo.

Às 17h acontece um dos principais momentos da festa: a procissão. Milhares de pessoas serão esperadas para a cerimônia religiosa que vai percorrer ruas e ladeiras históricas de Porto Calvo com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação e de outros santos da Igreja Católica. Hoje é feriado municipal em alusão a santa homenageada.