Turismo

Iphan propõe novas formas de turismo no litoral Norte de Alagoas

Propostas foram apresentadas nesta quarta-feira (17) em Porto Calvo

Por Maurício Silva 17/10/2018 14h02
Iphan propõe novas formas de turismo no litoral Norte de Alagoas
Fortim Bass em Porto Calvo pode se tornar patrimônio mundial - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) propôs nesta quarta-feira (17) novas formas de turismo para o litoral Norte de Alagoas. As ideias foram lançadas em evento realizado em Porto Calvo para gestores e iniciativa privada. O órgão propõe ações conjuntas e integradas de turismo e cultura para a região.

O litoral Norte é conhecido mundialmente pelas paradisíacas praias, mas há outros elementos que faltam ser explorados pelos turistas que chegam de todas as partes do planeta. A região recebe cerca de 500 mil pessoas por ano e esses turistas basicamente curtem as praias e meios de hospedagem e a ideia é que novos elementos atraiam os visitantes.

A proposta do Iphan apresentada em Porto Calvo nesta quarta-feira (17) foi principalmente em propor o turismo de imersão: paisagem + gastronomia + cultura (modelo que levou o Norte de Portugal à 3ª posição de destino turístico da Europa). A ideia é que investir no turismo cultural da região é ampliar o tempo de lazer, de forma a encorajar o turista a permanecer mais tempo visitando a região.

O Iphan propôs a ideia do turismo de imersão com base no estudo histórico arqueológico na bacia do rio Manguaba até a zona urbana de Porto Calvo. O levantamento evidenciou que há um potencial arqueológico praticamente desconhecido no Brasil. As cidades mais beneficiadas serão Porto Calvo, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi.

O órgão nacional propõe também a ideia da construção do parque histórico de Porto Calvo com um trajeto pelo Manguaba que passará também pelos municípios de Japaratinga e Porto de Pedras. O Fortim Bass será um dos principais pontos de referência do parque. A fortificação na Ilha do Guedes trata-se do mais integro fortim do período holandês no Brasil. O Icoforte propôs a Unesco que o Fortim Bass foi posto para reconhecimento de patrimônio mundial.

O Iphan também apresentou também as ideias do Museu do Forte Bom Sucesso (Forte das Batalhas ) em Porto Calvo; rotas turísticas; encenações de batalhas (Ilha do Fortim Bass e Batalha da Mata Redonda); Museu de Arqueologia Subaquática (Porto de Pedras e Maragogi); além de vários projetos para Maragogi.

Os empresários e gestores ficaram satisfeitos com as propostas e marcaram uma nova reunião para o próximo mês no município de Porto de Pedras. Após o encontro, pesquisadores, gestores e empresários fizeram uma visita técnica ao Fortim Bass, na Ilha do Guedes, em Porto Calvo.