Turismo

Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas

Praia foi palco de grandes batalhas; hoje é ponto turístico

Por Maurício Silva 11/10/2018 17h05
Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas
Barra Grande: um paraíso histórico de Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas. É assim que muitos definem umas das mais belas e turísticas praias de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. O povoado é um dos mais importantes do município e encanta turistas de todo o mundo. As águas cor de esmeralda causam inveja a qualquer lugar do planeta.

Mas antes de conquistar turistas do mundo inteiro, Barra Grande foi alvo de conquista de holandeses e portugueses na fase de exploração de Alagoas Boreal. Segundo o escritor Audemário Lins, no local registraram-se renhidos combates.

Em “Maragogi: um paraíso histórico de Alagoas”, o escritor Audemário Lins cita que Barra Grande também foi palco da Guerra dos Cabanos, que começou como um movimento restaurador armado, que tinha por objetivo trazer de volta ao trono do Brasil o imperador D. Pedro I, que renunciara voltar para Portugal. A guerra iniciou-se no ano de 1832.

O livro conta que João Batista de Araújo era uma das figuras mais importantes de Barra Grande e da Guerra dos Cabanos. Ele foi preso à época em casa no povoado. Nesse período os Cabanos numa manobra guerrilheira tentam tomar o povoado Barra Grande, mas são postos em fuga pelas tropas provinciais. Mas eles recuaram sob forte tiroteio até o povoado Gamela (atual Maragogi) e de lá foram até São Bento, onde os Cabanos feridos à bala se curavam e pescavam. A guerra dos Cabanos termina com a prisão de Vicente de Paula, em 1850.

Barra Grande atualmente é uma das praias mais visitadas de Maragogi. A cidade conta um extenso litoral de 22 km e Barra Grande se destaca por proporcionar ótimo banho de mar e pescaria. O povoado também tem seu lagunar de pequena profundidade rica em saúna e caranguejos, que deixam turistas do mundo inteiro encantados.