Saúde

Sesau investiga presença do vírus da cólera em rio de Porto Calvo

Material foi coletado no rio Comandatuba e enviado para a Fiocruz

Por 7Segundos 17/09/2018 14h02
Sesau investiga presença do vírus da cólera em rio de Porto Calvo
Caso foi registrado no rio Comandatuba, em Porto Calvo - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiga a presença da cólera no município de Porto Calvo, região Norte de Alagoas. Um monitoramento realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde do órgão, no dia 28 de agosto de 2018, recolheu uma amostra no rio Comandatuba que continha o vírus. O material foi isolado e encaminhado para análises no Laboratório Fiocruz, no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a coleta foi feita no rio Comandatuba, bem distante da rede de abastecimento de água da cidade. A secretária da pasta Jeane Carvalho informou que o município distribui hipoclorito regularmente e a faz a análise semanal das águas da barragem e de poços artesianos e análise em rios é feita pela Vigilância Ambiental do Estado

Segundo a Sesau, entre os experimentos a serem feitos será testada a toxigenicidade no prazo aproximado de dez dias, a contar da chegada da amostra no referido laboratório, que é sempre utilizado pelas autoridades de vigilância epidemiológica de todo o Brasil para diagnóstico de doenças tropicais.

Jeane Carvalho disse que os técnicos municipais já vem adotando medidas. “Fazemos a distribuição de hipoclorito regularmente e vamos intensificar as ações. Vamos nos reunir com técnicos do Estado para tomar mais medidas e o município continuar agindo”, disse.

A secretária municipal de Saúde comunicou também que as águas do rio Comandatuba vem do rio Jacuípe, que já é um afluente do rio Una, no Estado de Pernambuco.

A Sesau expediu uma nota, no começo desse mês, em que comunica quais as providências iniciais que foram tomadas assim que o material foi recolhido nas águas do rio. E recomendou que, devido à identificação de amostras ambientais positivas para o vírus, as ações de monitoramento e controle deveriam ser implementadas e desencadeadas, de forma integrada, pelas equipes das vigilâncias. A intenção é evitar que a cólera se alastre em Alagoas.

De acordo com a nota, o último caso de cólera humana, confirmado laboratorialmente em Alagoas foi em 2001, no município de Teotônio Vilela. De 2001 até agora, nenhum caso novo foi confimado. Essa é a primeira vez que foi registrado em Porto Calvo.

A cólera

A cólera é uma infecção intestinal aguda, causada pela ingestão de água e comida contaminada. É causada pela bactéria do tipo vibrião denominada Vibrio cholerae (vibrião colérico). É uma doença conhecida na Índia há vários séculos de onde se disseminou para todas as partes do mundo com as grandes navegações. Na década de 1960 ocorreu uma pandemia que se propagou pela Ásia, África e Europa. No ano de 1991, no Brasil, a cólera reapareceu após um século sem casos da doença, acometendo primeiramente a população ribeirinha da Amazônia. Até o momento não há relato de transmissão de pessoa a pessoa.

Transmissão

A transmissão ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. Indivíduos que não possuem sintomas, mas que possuem a bactéria no intestino podem transmiti-la através das fezes que podem atingir água utilizada para beber, cozinhar e lavar alimentos.