Meio ambiente

Dia Mundial da Limpeza tem coleta de lixo em praia de Maragogi

Em alusão à data, atividade contou com a participação de estudantes do Instituto Federal de Alagoas

Por Assessoria 14/09/2018 16h04
Dia Mundial da Limpeza tem coleta de lixo em praia de Maragogi
Dia Mundial da Limpeza tem coleta de lixo em praia de Maragogi - Foto: Assessoria

Garrafas, cadeiras de plásticos, fotografias e coletes salva-vidas. Esse é o resultado da coleta de lixo realizada por estudantes na praia de Peroba, em Maragogi, nesta sexta-feira (14). A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, que é comemorado neste sábado (15). Em Maragogi, a atividade contou com a participação de alunos do Instituto Federal de Alagoas.

A ação começou por volta das 9h, em Peroba. Estudantes recolheram lixo da areia da praia, da mata de restinga e de canteiros de árvores. Aluno do 2º ano de Agroecologia, Adryan Mateus afirma que o local limpo preserva a vida marinha e ajuda o turismo em Maragogi. “Quando se tem muito lixo, os hoteis e pousadas vão atrair menos visitantes para a cidade, o que prejudica a renda de quem vive disso”, diz.

A professora de São Paulo, Margareth Manara, espera que turistas e moradores da cidade se conscientizem mais sobre o cuidado com as praias e a vegetação. “Todos têm culpa nessa poluição. E para mudar, temos que conscientizar as pessoas sobre o assunto porque isso é questão de educação e cultura”, acredita. Ela e o esposo são da cidade de Jundiaí e fazem turismo em Maragogi.

O Pro-Ifalzinho, projeto voltado para crianças e que desenvolve algumas ações ambientais, originou a coleta de lixo em Peroba. “Fizemos uma ação no campus Maragogi e depois surgiu a ideia de limpar a praia. Então escrevemos o Ifal no Dia Mundial da Limpeza”, conta a coordenadora de Extensão do campus, Edinéia Alves. Outras coletas e colocação de placas sobre cuidados com a natureza estão entre as ações planejadas para Peroba.