Geral

Oscar 2019: Emissora de TV pressionou Academia a criar a categoria Melhor Filme Popular

A polêmica nova corrida por uma estatueta dourada foi encomendada pela ABC, subsidiária da Disney

Por Agência Brasil 10/08/2018 10h10
Oscar 2019: Emissora de TV pressionou Academia a criar a categoria Melhor Filme Popular
Oscar 2019: Emissora de TV pressionou Academia a criar a categoria Melhor Filme Popular - Foto: Divulgação

Quando os índices de audiência caem, cabeças rolam... ou categorias polêmicas são inventadas no Oscar. De acordo com informações da Variety, a criação da controversa disputa pelo troféu de Melhor Filme Popular — que será implementada na próxima edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — foi uma exigência da emissora oficial da cerimônia, a ABC.

A queda progressiva de audiência do evento motivou o canal — uma subsidiária da maior produtora de blockbusters do mundo, a Disney — a forçar uma mudança nas regras do jogo. Assim, no intuito de atrair mais espectadores, a rede de televisão encontrou uma forma de incluir, de uma maneira ou de outra, os principais blockbusters do ano na noite de gala do cinema estadunidense — historicamente, a premiação esnobou os grandes títulos da máquina hollywoodiana, salvo raras exceções. Outra medida imposta foi a redução da cerimônia para torná-la mais palatável: agora serão apenas três horas de transmissão.

A ABC não emitiu maiores comentários sobre a mudança no regulamento, mas fontes internas do periódico estadunidense na emissora declararam que os executivos do canal comemoraram a novidade sem reservas. Apesar de uma reação contrária quase instântanea por parte da crítica e dos jornalistas especializados, que criticaram a Academia por criar uma espécie de prêmio de consolação para o "Melhor Blockbuster", a instituição responsável pelo Oscar e sua emissora oficial seguem focadas nas novas normas.

A cerimônia do Oscar 2019 acontece no dia 24 de fevereiro do ano que vem. Já os indicados à maior premiação do cinema estadunidense serão conhecidos no dia 22 de janeiro de 2019.