Meio ambiente

Esgotos a céu aberto incomodam moradores e comerciantes de Maragogi

Casal afirma que o problema é oriundo de fossas sépticas de moradores

Por Maurício Silva 26/07/2018 08h08
Esgotos a céu aberto incomodam moradores e comerciantes de Maragogi
População de Barra Grande sofre com esgotos a céu aberto na comunidade - Foto: Isac Silva/7Segundos

Esgotos a céu aberto vêm incomodando os moradores do distrito Barra Grande, em Maragogi, região Norte de Alagoas. O problema afeta diretamente a população local e os comerciantes. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) afirma que o problema é oriundo de fossa séptica de alguns moradores.

O problema de esgotos a céu aberto atinge diretamente os moradores e comerciantes da Rua do Leme e de uma localidade próxima a uma torre de antena da operadora de telefone. Alguns comerciantes alegam prejuízos financeiros devido à poluição e a população local afirma que o problema existe há cerca de seis meses.

A dona Maria José Araújo fica indignada com a situação. “O mau cheiro é diariamente aqui na rua e com esse cheiro forte das fezes passando não consigo ter uma refeição diária merecida”, contou a moradora. Proprietários de estabelecimentos que vendem alimentos também reclamam bastante por causa do esgoto e temem a contaminação.

A assessoria de comunicação da Casal informou que de fato possui rede coletora de esgoto nessas duas localidades de Barra Grande, porém, um técnico da empresa esteve nos locais na última quarta-feira (25) e constatou que esse esgoto na rua não é oriundo da rede coletora operada pela Companhia. É esgoto oriundo de uma fossa séptica usada por alguns moradores, situada na rua de terra onde tem a torre, e que está transbordando, atingindo a Rua do Leme. Portanto, é uma situação que não compete à Casal. Os usuários dessa fossa séptica devem fazer a interligação do esgoto de suas casas na rede coletora e não mais usar a fossa.

A Casal frisou também que não tem poder para autuar e multar os moradores. Ressaltou ainda que isso é competência dos órgãos ambientais. O secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, informou que vai enviar uma equipe ao local nesta quinta-feira (26) e assim que os técnicos tiverem uma posição, deverão tomar as devidas providências.