Geral

Esgoto da Casal invade casas e rio da APA dos Corais de Maragogi

Companhia disse que pretende solucionar o problema; ICMBio também vai ao local

Por Maurício Silva 24/07/2018 11h11
Esgoto da Casal invade casas e rio da APA dos Corais de Maragogi
Esgoto da Casal invade residências de rua em Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

Um esgoto da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estourou e invadiu as casas da Rua Carol Wotila e do Rio Maragogi, da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O problema afeta diretamente os moradores da localidade e uma residência ficou ilhada. A empresa está no local nesta terça-feira (24) para tentar consertar a obra.  Coliformes fecais também estão inseridos no problema.

Os moradores da rua que fica logo no início da região central da cidade do litoral Norte de Alagoas estão indignados com o problema que vem afetando a saúde pública dos residentes da localidade. Eles afirmam que o problema já dura cerca de três semanas. A moradora Maria José da Silva, de 29 anos, teve que ser levada as pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio. Ela passou mal devido ao grande odor no lugar que ela mora.

A área do Rio Maragogi, que o esgoto está afetando, faz parte da APA Costa dos Corais e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) vai tomar as devidas providências. “Uma equipe está sendo encaminhada para a área para vistoriar. Vamos avaliar e coletar dados para o Instituto do Meio Ambiente (IMA) fazer um laudo e dependendo do grau de poluição, a Casal pode ser multada, independente se o problema for solucionado ou não”, informou o chefe do ICMBio da Costa dos Corais, Iran Normande.

De acordo com moradores, esse problema é antigo e vem dando prejuízo a população local há um ano. Verginia Stoldony, moradora da localidade, disse que já entrou em contato com a Casal, mas o problema ainda não foi solucionado. As pessoas dizem que as crianças ficam mais vulneráveis e que estão adoecendo com frequência devido ao esgoto exposto na Rua Carol Wotila. Muitas pessoas estão cogitando deixar a localidade.

O local é também uma rota dos bugueiros, onde os turistas não aguentam a fedentina e pedem pra não passar pelo local. O veranista Antônio Cavalcante ficou ilhado e está dentro na casa sem poder sair. Ele está no primeiro andar da residência, mas não consegue sair do imóvel sem ter contato com a água de esgoto. Ele chegou de Pernambuco na última sexta-feira (20) limpou tudo, mas a água invadiu a casa novamente.

O chefe do núcleo Maragogi da Casal, Efraim César Araújo dos Santos, disse que a empresa está mobilizada para resolver o problema. “O carro-pipa já está no local para fazer a sondagem dos materiais fecais. Uma equipe de Rio Largo também vem para tentar solucionar o problema. Vamos fazer os paliativos, mas vamos nos esforçar para resolver o problema de vez”, informou.