Brasil

Caso Marielle: foi apenas uma rajada de tiros disparada contra carro

Por G1 12/05/2018 11h11
Caso Marielle: foi apenas uma rajada de tiros disparada contra carro
Reprodução simulada de Marielle e Anderson pode ajudar polícia a esclarecer detalhes do crime - Foto: (Foto: Reprodução/TV Globo)

Apenas uma rajada de tiros foi disparada a partir de uma submetralhadora contra o carro em que estavam a vereadora Marielle Franco (Psol), o motorista Anderson Gomes e uma assessora da parlamentar - que escapou com vida - na noite de 14 de março. Foi a conclusão a que chegaram os investigadores durante a reconstituição do crime, realizada ao longo de cinco horas entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (11). O laudo final deverá ficar pronto em 30 dias.

Na reprodução, a polícia usou armas e munição de verdade. Equipes reproduziram o momento em que os assassinos dispararam contra o carro onde estavam Marielle e Anderson. Uma sirene alertava sempre antes dos disparos serem feitos.

Os policiais deram tiros com diferentes tipos de armas. O objetivo era que as testemunhas fossem capazes de reconhecer o barulho da arma usada no crime. A conclusão foi que os assassinos usaram uma submetralhadora MP5 - arma capaz de disparar 800 tiros por minuto, segundo a polícia.

Quatro testemunhas, chamadas pela polícia, participaram da simulação do crime. Entre elas, a sobrevivente do ataque que vive no exterior. A assessora parlamentar de Marielle Franco se mudou para fora do Brasil logo depois do assassinato da vereadora.