Brasil

Lula discursa do lado de fora do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Paulo

Por G1 07/04/2018 10h10
Lula discursa do lado de fora do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Paulo
Lula discursa aos militantes em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, ao lado de Ailton Graça e Osmar Prado - Foto: Reprodução / G1

O ex-presidente Lula apareceu pela primeira vez desde quinta (5) do lado de fora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, na manhã deste sábado (7). Os apoiadores de Lula continuam em vigília em torno do prédio. A ex-presidenta Dilma Rousseff encontra-se junto a Lula, em cima de um carro de som do local.

O prazo para Lula se apresentar voluntariamente à PF, após a expedição do mandado de prisão pelo juiz Sérgio Moro, terminou às 17h de sexta (6). Lula decidiu não aceitar a oferta e permaneceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde está desta quinta (5). O fato de ele não ter se apresentado não representa um desrespeito à decisão judicial.

Na sexta à noite, a PF decidiu negociar o cumprimento do mandado de prisão contra o ex-presidente a partir da manhã deste sábado (7), o que ainda não aconteceu. A defesa de Lula apresentou um novo recurso ao STF para evitar a prisão. O relator do pedido é o ministro Edson Fachin, que negou o novo pedido.