Geral

Cemitérios de Maragogi estão superlotados e população vive drama

Por Maurício Silva 05/04/2018 09h09
Cemitérios de Maragogi estão superlotados e população vive drama
Cemitério João Lira está superlotado no povoado São Bento - Foto: Arquivo/ Maurício Silva

O drama da família de Maria Petrolina da Conceição, de 103 anos, revelou um problema grave em Maragogi. Os quatro cemitérios do município estão lotados e não há vagas para novos sepultamentos. A idosa morreu nesta quarta-feira (04) e só deverá ser sepultada na quinta-feira (05), no município vizinho de Japaratinga, também na região Norte de Alagoas. A dona de casa nasceu e viveu toda a vida em Maragogi e agora os familiares lamentam o fato de a idosa ter de ser enterrada em outra cidade.

O caso de Maria Petrolina da Conceição despertou angústia de parte dos moradores do segundo polo turístico da Alagoas. Indignados alguns moradores questionaram: “é proibido morrer em Maragogi? Quem morrer vai ter que ser sepultado em que lugar?”

Os familiares da mulher de 103 anos afirmaram que tentaram de todas as formas enterrar a idosa em Maragogi, um desejo pessoal da dona de casa, sem sucesso.

Uma pessoa próxima a Maria Petrolina, que preferiu não se identificar, lamentou profundamente o caso. “É muito difícil para mim e para os familiares. Existem quatro cemitérios em Maragogi e nenhum pode sepultar o corpo dela”, desabafou. As pessoas que foram ao velório afirmaram que é um grande desrespeito com os nativos.

Os quatros cemitérios a que nossa fonte se refere, são o Santo Antônio, na região do Centro; o João Lira, em São Bento; o Nossa Senhora da Guia, no distrito Barra Grande; e o de Barra de Piabas, na zona rural do município. Procurada pelo 7Segundos, a Prefeitura de Maragogi reconheceu que os cemitérios estão superlotados.

O diretor de Infraestrutura, Robson Monteiro, explicou a situação. “Realmente os quatro estão superlotados. Só está enterrando quem já tem algum familiar sepultado em um período de mais de três anos. Quem não tem parente é encaminhado para outros cemitérios em outras cidades como Japaratinga, Porto Calvo e Barreiros (PE)”, informou. Robson Monteiro disse também que a construção de novos túmulos só está disponível para quem tem familiar enterrado e que possua espaço suficiente no lote adquirido pela família.

Robson Monteiro também comunicou que a Prefeitura vai ampliar os espaços. “O Cemitério Santo Antônio vai ser ampliado, o de São Bento e o de Barra Grande também. Já o de Barra de Piabas, além de ampliar, vamos construir uma capela que atualmente não tem,” informou. Sobre prazos, Monteiro apenas respondeu: “sem previsão para o início.”

O Santo Antônio é o único cemitério cuja planta da reforma está pronta. Os outros passam por ‘levantamentos’, informa Monteiro.