Turismo

Piscinas Naturais de Ponta de Mangue recebem mais de 100 turistas no 1º dia

36 alvarás foram liberados para os jangadeiros; mais 24 serão liberados nos próximos 15 dias

Por Maurício Silva 14/03/2018 07h07
Piscinas Naturais de Ponta de Mangue recebem mais de 100 turistas no 1º dia
104 Visitantes foram em Ponta de Mangue no 1º dia - Foto: Cortesia ao 7Segundos

As três Piscinas Naturais de Praia de Ponta de Mangue receberam no 1º dia de visitação oficial 104 visitantes. As visitas foram autorizadas nesta terça-feira (13). São 60 jangadas autorizadas para fazer os passeios nas piscinas de Prainha do Norte, Prainha do Meio e Prainha do Sul, mas apenas 36 receberam os alvarás na manhã de ontem. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, os outros 24 jangadeiros receberão os documentos até em 15 dias quando atenderam os critérios exigidos.

Os turistas que visitam a paradisíaca cidade litorânea ficaram encantados com as piscinas naturais de Ponta de Mangue. Por dia, serão autorizadas 180 visitas nas piscinas. As famosas galés são os principais atrativos turísticos de Maragogi, segundo polo de turismo de Alagoas. A duração de cada passeio dura em torno de 1 hora e 30 minutos. As piscinas podem receber até 180 visitas diárias.

Os 36 alvarás foram entregues ontem no gabinete do prefeito Fernando Sérgio Lira. O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, disse que os outros 24 jangadeiros precisam atender alguns critérios. “Possuir carteira de marinheiro, pois lá será turismo de base comunitária. O marinheiro e o próprio detentor do alvará "não pode ser conduzido por outro" implicará em multa em sequência cancelamento do alvará. Além disso, tem que ser de Ponta de Mangue ou Peroba”, explicou.

De início, 60 jangadas estão aptas para fazer o passeio, serão 30 a cada dia fazendo um revezamento. A Secretaria de Meio Ambiente comunicou que as lanchas também vão poder realizar passeios, mas tem o prazo de 180 dias para se adaptar, mas vão ter que substituir por jangadas. Os catamarãs estão proibidos no local. “Um catamarã tentou entrar e foi barrado. Na próxima vez será aplicada multa”, frisou Gabriel Vasconcelos.

As três piscinas naturais de Ponta de Mangue são: Piscina da Prainha do Norte, poderá receber por dia oito embarcações do tipo jangada com, no máximo, seis visitantes por embarcação, totalizando 48 visitantes; Piscina da Prainha do Meio, poderá receber dez embarcações por dia do tipo jangada com, no máximo, seis visitantes por embarcação, totalizando 60 visitantes; Piscina da Prainha do Sul, poderá receber por dia 12 embarcações do tipo jangada com, no máximo, seis visitantes por embarcação, totalizando 72 visitantes.